Recordar é viver: saiba quem são os maiores artilheiros do Flu

 

Imagem de ChaosSoccerGear em Pixabay 

 

Assim como todo grande time, o Fluminense tem uma história com muito suor, garra e movimentações no gol. Em seus 120 anos, o clube já viu vários jogadores passarem, sendo que alguns se destacaram mais. 

 

Confira a seguir quem foram os responsáveis pelos maiores números do Fluminense e por que eles são inspiração para as novas gerações!

 

Waldo 

Apelidado de Quebra Balizas, Waldo era um fenômeno em campo e se destacou por onde passou. No Fluminense, onde jogou de 1954 a 1961, ele fez no total 319 gols. O jogador ajudou o time a conquistar o Campeonato Carioca de 1959, a Zona Sul da Taça Brasil do ano seguinte e dois Torneios Rio-São Paulo.

 

No começo da década de 1960, Waldo fez dois gols pela Seleção Brasileira e seis pela Seleção Carioca. Depois disso, o atleta foi morar na Espanha, onde jogou pelo Valencia e se tornou o segundo maior artilheiro do clube até hoje. 

 

Fred 

Outro grande ídolo do Fluminense é o Fred. Ele é autor de 199 gols no clube, por onde teve duas passagens, de 2009 a 2016 e de 2020 a 2022. Sempre que ia jogar pelo time, os torcedores já contavam com os seus dribles na hora de fazer as apostas esportivas

 

Além do Fluminense, o atleta já passou pelo América Mineiro, onde começou a carreira, Cruzeiro, Lyon (França), Atlético Mineiro e Cruzeiro. Um ponto interessante da história do jogador é que ele não conquistou recordes apenas no Fluminense. Fred é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (desde 2003), maior artilheiro da Copa do Brasil, com destaques para os 15 gols que marcou em só uma edição, e muito mais. 

 

Orlando Pingo de Ouro 

Meia-esquerda do Fluminense entre os anos de 1945 a 1954, até hoje Orlando Pingo de Ouro não é esquecido. O motivo está nos 186 gols que o jogador fez 310 partidas pelo clube e que o consagraram como um dos maiores artilheiros. 

 

Pingo de Ouro também recebeu o título de artilheiro do Campeonato Carioca de 1948 e da Copa Rio de 1952. Aliás, o nome pelo qual ficou conhecido é um reflexo dos resultados em campo. Em uma partida que fez quatro gols em um dia chuvoso, um jornalista disse que ele parecia um pingo d’água e que brilhava como ouro. Assim, Orlando de Azevedo Viana passou a ser Orlando Pingo de Ouro e um dos maiores destaques que o futebol brasileiro já viu. 

 

Hércules

Por falar em nome, Hércules não poderia ter outro destino no Fluminense que não fosse o de estrela. Jogador do clube de 1935 a 1951, o atleta fez no total pelo time 176 gols. 

 

No Flu, Hércules participou de decisões importantes e ajudou na conquista dos títulos de campeão carioca de 1936, 1937, 1938, 1940, 1941, entre outros.  O atleta participou ainda da Seleção Brasileira, onde fez três gols. 

Telê Santana 

Lembrado nos últimos anos pelo papel que teve como treinador em vários clubes, Telê Santana ainda é admirado pelos torcedores do Fluminense pela garra que tinha quando era jogador. Apelidado de Fio de Esperança, o atleta trouxe muitas alegrias ao clube, onde fez 161 gols de 1951 a 1960. 

 

Como jogador, Telê ganhou a Copa Rio de 1952, o Campeonato Carioca de 1951 e 1959, além do Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960. No papel de treinador, ele também ajudou a conquistar vários títulos, sendo dois deles para o Fluminense: Taça Guanabara de 1969 e Campeonato Carioca de 1969. 

 

É possível perceber que o Fluminense já teve e continua a ter importantes nomes do futebol brasileiro. Além de arrancadas e dribles incríveis, muitos jogadores colecionam recordes, que até hoje não são fáceis de serem superados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *