Confira o texto do Vasco que foi lido na cerimônia em que Paulinho recebeu medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio – VASCONet

SIGA-NOS

Confira o texto do Vasco que foi lido na cerimônia em que Paulinho recebeu medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio Sexta-feira, 03/06/2022 – 17:23 Paulinho foi homenageado nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, com a medalha Pedro Ernesto por sua luta pela liberdade religiosa, concedida pelo vereador Átila Nunes. O Vasco da Gama fez questão de estar presente na cerimônia com a mensagem enviada pelo Presidente Jorge Salgado. Confira.

“Ilustríssimo senhor Vereador Átila Nunes e demais membros da mesa da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, demais autoridades presentes, senhoras e senhores.

Como Vossa Senhoria sabe, O Club de Regatas Vasco da Gama é pioneiro em lutas sociais. E por isso faz questão de estar presente nesta justa homenagem prestada hoje, por esta casa, a esse ser humano ímpar e jogador talentoso, que é o nosso Paulinho, com a medalha Pedro Ernesto.

Cria da Vila da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Paulinho chegou ao Club de Regatas Vasco da Gama aos 10 anos de idade. Comprometido dentro e fora das quatro linhas, ele sempre foi destaque pelas categorias em que passou e aluno exemplar do Colégio Vasco da Gama, onde se formou.

Com a camisa cruzmaltina, Paulinho colecionou marcas e conquistas. Levantou troféus estaduais em algumas categorias, se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Gigante no século XXI; o mais jovem a marcar pelo Vasco na Libertadores; e o terceiro atleta mais jovem a estrear profissionalmente pelo clube no século XXI. Além disso, participou com destaque da última campanha que levou o time de São Januário a disputa da Libertadores, em 2018.

Os feitos credenciaram o atacante a passar por todas as categorias das seleções de base. Ele não somente passou, mas também obteve conquistas como o Sul-Americano Sub-17 e o tão sonhado ouro olímpico. Hoje Paulinho encanta o futebol alemão, mas a torcida vascaína tem por ele um carinho e uma idolatria eternas.

E, por isso, estamos aqui mostrar nosso orgulho por Paulinho ter, com galhardia e ante a uma audiência global, reverenciado o Orixá Oxóssi, fazendo o gesto de um arco e flecha durante jogo da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Falando ainda em lutas sociais, como antirracismo e o combate à intolerância religiosa, cabe lembrar que justamente hoje, ciente do seu papel como promotor de qualquer justiça social, o Vasco da Gama entrega a Honraria Pai Santana: uma medalha que tem o objetivo de homenagear as pessoas que contribuem fortemente para uma sociedade antirracista e igualitária.

A nossa medalha, que será entregue daqui a pouco no estádio de São Januário, antes do jogo que temos diante do Grêmio, a 13 personalidades que lutam contra o racismo, leva o nome do lendário massagista Eduardo Santana, o Pai Santana, um dos grandes símbolos vascaínos de união entre as pessoas de diferentes credos e etnias. Desde 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama tem como valor inalienável a inclusão e o respeito, com diversos capítulos de lutas pela igualdade marcados na história, tendo como principal referência a Resposta Histórica de 1924, marco maior da resistência contra o racismo no futebol.

Por isso, os vascaínos agradecem a Vossa Senhoria a justa homenagem ao nosso Paulinho e a todos os outros homenageados, e reafirma seu compromisso de liderar as lutas e causas sociais de que o Brasil tanto precisa. Pai Santana certamente estaria orgulhoso de você Paulinho, como nós estamos.

Atenciosamente,

Jorge Salgado, presidente do Club de Regatas Vasco da Gama”

Fonte: Site oficial do Vasco

Compartilhe

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado

Fonte: vasconet.com.br/2022/06/03/confira-o-texto-do-vasco-que-foi-lido-na-cerimonia-em-que-paulinho-recebeu-medalha-pedro-ernesto-na-camara-municipal-do-rio